Durante o uso desse material, iremos trabalhar os conceitos básicos de programação, o mínimo necessário de lógica e pensamento analítico para se criar um bom código e o conhecimento intermediário para produzir aplicativos e jogos acessíveis.
Além disso, iremos trabalhar a leitura, entendimento e melhoria de códigos feito por terceiros.
Não deixe de ler a Introdução a Programação para entender os fundamentos básicos dessa nobre arte.
O Python 3 nos dará muitas possibilidades para as mais diversas finalidades. No entanto, esse material visa a criação de jogos e o desenvolvimento de acessibilidade nos mesmos.
A Prática faz o Campeão
O dia a dia será mais prático do que teórico. Iremos usar uma abordagem “the hard way,” onde utilizaremos “o jeito mais difícil” para obter resultados. Mas isso não significa que as coisas serão complicadas, somente que serão práticas e objetivas, buscando resultados realistas para o dia a dia de um desenvolvedor.
Faremos exercícios visando aprender a parte prática acompanhada pelos conceitos necessários para um bom e sólido aprendizado.
Repetiremos os códigos, os digitando na mão várias vezes para fixá-los durante os exercícios.
Muitos dos códigos que escreveremos para criar os jogos simples e intermediários você poderá utilizar como base para criar aplicativos avançados no futuro.
As principais habilidades que necessitarão ser desenvolvidas com este material são: leitura e escrita, lógica e intuição, análise e criatividade, firmeza e empatia, atenção aos detalhes e observação para localizar as diferenças.
Entretanto, ainda existem outras recomendações a serem seguidas para uma boa prática da programação. Em breve veremos essas recomendações na prática.
Vamos agora conhecer nosso ambiente de desenvolvimento.
Terminal Interativo do Python
Caso já tenha instalado e configurado o Python 3 em sua máquina, iremos agora explorar um pouco do terminal interativo dele.
O terminal interativo do Python é uma ferramenta muito poderosa e flexível, inclusive ela serve de calculadora também.
Costumamos abrir o Python 3 através do Executar do Windows. Para isso, pressionamos a tecla Windows mais R e na linha de comando que abrirá, escrevemos “python” sem as aspas e teclamos enter. Se tudo estiver certo, o terminal do Python será aberto.
Para testar o Python como uma calculadora, digite uma conta qualquer como “3*9” ou “55/5” sem as aspas e veja os resultados.
Tente fazer combinações matemáticas. Use parênteses, explore a calculadora sem medo e surpreenda-se com o que poderá resultar.
Após explorarmos a calculadora nativa do Python, vamos usar nossa primeira função da linguagem que se chama Print e é chamada da seguinte maneira:
print()
Usamos o Print para exibir informações na tela, seja texto ou número, então vamos agora dar um olá para o mundo. Para isso basta digitar:
print(“Olá, mundo!”)
e teclar enter, se tudo der certo, não se acanhe e dê um olá de volta.
Por ser uma função, o Print aceita argumentos diferentes, por tanto, vamos explorar um pouco dessas possibilidades.
tente escrever agora uma conta simples dentro dos parênteses do Print e confira o resultado.
Outra possibilidade interessante é que podemos usar o sinal de mais + para juntar as informações dentro dos parênteses do Print.
Observação: Quando o sinal de mais + não é usado para somar números, ele é usado para concatenar valores e recebe o nome de sinal de concatenação. Ou seja, ele é usado para juntar informações que sejam do mesmo valor.
Tente digitar o seguinte:
print(“Oi, “+”tudo “+”bem?”)
Se o terminal mostrou o “Oi, tudo bem?” corretamente, você acertou.
Se você tentar digitar:
print(“Estamos em”+”2023”)
Dará certo, mas se você digitar:
print(“Estamos em “+2023)
Dará errado.
O primeiro Print funciona porque texto e número ali são do mesmo tipo de valor, valor de texto. Isso acontece porque nós colocamos o número 2023 também entre os sinais de aspas, fazendo com que o Python considere que o número seja texto igual a primeira parte antes do sinal de mais que só tinham letras entre as aspas.
Já o segundo Print dá errado porque são valores diferentes. Nós não colocamos o número 2023 entre os sinais de aspas. Com isso, o Python interpreta o número como sendo número. E para evitar milhares de problemas na programação, números e textos não se juntam no mesmo valor ou argumento se o número não for informado como texto ou convertido para texto.
Veremos melhor o que são argumentos e essas diferenças entre textos e números nos próximos artigos. Por agora, vamos continuar a explorar o Print.
Já mostramos um pouco das belezas que o sinal de mais pode fazer no Print, então agora vamos as maravilhas do que o sinal de vírgula , pode fazer…
Vamos começar digitando assim:
print(‘Se 15 vezes ‘+’5’+’é 75.’,’75 dividido por 5 é ‘,75/5)
Caso tenha dado certo, ele te mostrará no final o resultado 15.0.
A vírgula nesse caso é usada para separar valores ou argumentos diferentes dentro de uma função.
Segue outro exemplo usando a mesma frase, mas com uma melhoria no final:
print(‘Se 15 vezes ‘+’5’+’é 75.’,’75 dividido por 5 é ‘,75/5,’.’)
Note que é possível montar frases corretas usando a pontuação adequada e ainda termos cálculos dentro delas.
Adiante veremos tipos de valores, variáveis, funções com seus gatilhos e argumentos, etc. e que o Print pode exibir e manipular tudo isso dentro dos seus parênteses.
Um Pouco de Matemática
Além das contas diretas que usamos como exemplo, você pode explorar a calculadora do Python montando expressões.
- 2 + 2 + 2 + 2
- 5 * 5 + 10
- (5 * 5) + 10
- 5 – 3 / 2
- (5 – 3) / 2
Note que as contas com parênteses mostram resultados diferentes porque caso nós não especificarmos, o Python fará primeiro as multiplicações e divisões para depois somar ou subtrair.
O Python também faz cálculos com números que não sejam inteiros. Por exemplo:
9.9 / 3
As possibilidades estão no limite da sua criatividade.
Como exercício, faça pequenos cálculos que usem pelo menos dois pares de parênteses e pelo menos três das quatro Operações Aritméticas Fundamentais.
E divirta-se explorando as possibilidades do Print. Use textos e números, faça cálculos, tente colocar parênteses para fazer contas mais sofisticadas. Torne o Print o seu melhor amigo até que apareça o seu próximo brinquedo, mas até lá, o Print já estará gravado na sua memória.
Próxima leitura: Entrada, Saída e uma Gaveta.